Avaliação de imóveis nada mais é do que  a análise técnica realizada por engenheiro de avaliações com a finalidade de identificar a expressão monetária do bem, de seus custos, frutos e direitos, e também determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data. Um laudo de avaliação não se resume apenas à atribuição de preço ao imóvel, mesmo porque preço e valor são atributos distintos. Enquanto o valor representa a utilidade do bem, o preço é uma variável de mercado, equivalência entre oferta e procura.

Os procedimentos técnicos a serem adotados na elaboração do laudo de avaliação dos bens imóveis são definidos pela ABNT nas normas NBR14.653. nela constam a distinção entre os imóveis urbanos residenciais, comerciais e industriais e os imóveis rurais em duas normas específicas:

Como encontrar a melhor avaliação de imóveis rurais

Os bens imóveis são o solo e tudo aquilo que a ele se agregar, natural ou artificialmente, não se limitando às moradias e edificações similares. Segundo suas utilidades: os imóveis urbanos podem ser caracterizados como imóveis urbanos residenciais (unifamiliares e multifamiliares), como: casas, apartamentos e assemelhados; imóveis urbanos comerciais, onde são colocados os prédios, lojas e salas comerciais; os imóveis urbanos industriais, que são os terrenos e galpões com voltados para a atividade industrial, além daqueles destinados a serviços, tais como postos de gasolina, hotéis, motéis, cinemas, teatros e assemelhados. E por fim, os imóveis rurais que são áreas formadas por uma ou mais matriculas de terras contínuas, localizadas na zona rural ou urbana do município.

Comments are closed.

Post Navigation